• contato@materializa.com.br
  • +55 12 3042-0309 | +55 12 3943-3991
  • Siga:

CONHEÇA OS MATERIAIS

ABS

O ABS (Acrylonitrila Butadieno Estireno) é um material mais resistente que o PLA também popular na impressão 3D FDM. Com ele é possível produzir peças mais duráveis e para aplicações mais exigentes em termos de temperatura e resistência a intempéries.



Dicas de Impressão


O ABS é bastante sensivel a oscilações de temperatura durante a impressão e sobre empenamento. É desejável uma mesa de impressão aquecida em torno de 110 graus centigrados.



               

PEEK

O PEEK é um dos materiais da família de polímeros avançados ou PAEK. Também chamado de o Rei dos termoplásticos, o PEEK tem resistência térmica, suportando temperaturas de trabalho de até 250 centigrados. Muito usado na industria aeroespacial, industria medica e automotiva ele é esterilizável e pode ser levado a estufas e autoclaves sem dificuldades.

Além disso possui resistências à tração, flexão, compressão e impacto até 2x maior que o ABS e enorme alongamento antes da ruptura. Também pode substituir o PTFE em aplicações que demandam baixo atrito.

O PEEK é um material inerte e Bio-compatível, motivo pelo qual também é usado para confecção de próteses.



Dicas de Impressão


O PEEK, por sua nobreza, também exige diversos cuidados durante seu processamento. Ele demanda temperaturas de extrusão entre 380 e 410 graus celsius e temperatura de mesa entre 120 e 160 graus celsius. Por tanto, impressoras para seu processamento tem de ser escolhidas cuidando para sua capacidade de lhe dar com temperaturas elevadas. Ainda, a temperatura da câmara de impressão deve ser controlada para lhe dar com deformações.



                       

PETG

O PET é conhecido mundialmente pelo uso na fabricação de garrafas. O PETG, por outro lado, é especialmente projetado para aplicações de impressão 3D e considerado, em termos de propriedades mecânicas, um material intermediário entre o PLA e o ABS. Ele oferece resistência à tração, impacto e resistência química comparáveis ao ABS, no entanto, sem as dificuldades de impressão como o empenamento.

Em resumo, o PETG é um filamento mais duravel que o PLA e mais fácil de processar que o ABS.



Dicas de Impressão


O PETG absorve umidade e deve ser acondicionado em locais livres de umidade.
Recomenda-se utilizar velocidades de impressão baixas a intermediarias (entre 30 e 45 mm/s) para alcançar adesão adequada entre camadas.



               

Nylon

Nylon é também conhecido como Poliamida (PA). Elastico e muito resistente ao escoamento e a ruptura é um dos materiais preferidos para peças que exigem flexibilidade e resistencia mecanica combinadas. Seu desempenho é maior em aplicações que exigem resistencia à flexão, além de resistir muito bem à impacto e calor. Nestes quesito, sua versatilidade o faz superar o PLA, ABS e o HIPS. .



Dicas de Impressão


O Nylon é um material termoplástico semicristalino e portante sensível a oscilações de temperatura e por consequencia, empenamentos.
O mesmo exige do equipamento uma câmara fechado e temperatura de mesa em torno dos 100 graus centigrados.

Por absorver umidade facilmente, antes do uso é desejável submetê-lo a uma estufa por pelo menos 2 horas a 60 graus centigrados e, quando fora de uso, ser acondicionado em sacos plásticos acompanhado de saches de sílica gel.



                   

HIPS

HIPS ou Poliestiremos de alto impacto é um filamento usado tanto para a fabricação da peça em si como para agir de suporte durante a impressão de geometrias complexas.
Quando usado como suporte, após a impressão, ele é dissolvido em D-Limoneno.



Dicas de Impressão


Velocidades mais baixas e temperatura da mesa de impressão em torno de 100 graus centigrados facilitam o processamento.



       

FLEX

O Flex é um filamento que combina características de um termoplástico rígido e a borracha. Permite produzir objetos flexíveis com propriedades elásticas. Podem ser utilizados como itens de absorção de impacto ou funcionar como mola / amortecedor. Também podem fazer função de vedação, dependendo da aplicação.



Dicas de Impressão


Por ser flexível, as velocidades de impressão devem ser consistentes, uniformes e reduzidas. Também camadas mais baixas melhoram a adesão e e o comportamento mecânico da peça, evitando delaminação entre as camadas
Uma de suas vantagens é permitir a impressão com a mesa na temperatura ambiente.



   

E-PLA

O Filamento Leapfrog EPLA (Ácido Poliacetato) é um termoplástico biodegradável que foi formulado para possibilidade maior durabilidade que o PLA tradicional, sem comprometer a facilidade de impressão, já usual nesse material.



Dicas de Impressão


A luz do sol direta por longos períodos pode degradara qualidade da peça impressa.
Como o PLA, para processá-lo não é necessária a mesa aquecida e sua temperatura de impressão é em torno de 200 graus centigrados.



   

Carbon

O Filamento Carbon é um composto de PETG com 15% de fibra de carbono. É excelente para impressão de peças com alta resistencia mecânica e duráveis. O Carbono na composição, aumenta a resistencia a tração e a estabilidade dimensional. Pode ser usado em aplicações como carcaças de equipamentos ou produtos que demandam proteção contra choques.



Dicas de Impressão


Seu processamento demanda a utilização de bicos de aço endurecido pois o material é muito abrasivo.



                       

PP

O PP (Polipropileno) é um material leve e flexível que oferece resistência à impacto, flexão e temperatura acima de da media de outros termoplásticos. Ele muito usado em embalagens e componentes automotivos como revestimentos internos, para choques e outros.



Dicas de Impressão


Durante a impressão, o PP é sensível à temperatura e suas variações. Por ser uma material semicristalino, ele contrai muito durante a soldificação e empena. Mesa aquecida é pré requisito para trabalhar com o PP e câmara de temperatura controlada é desejável.