O que é ABS?
Série: Conhecendo os Materiais – ABS – Acrilonitrila butadieno estireno
O filamento ABS para impressora 3D é muito utilizado na manufatura aditiva. Foi pensando nisso que criamos este guia completo. Vamos abordar diferentes assuntos sobre esse material. Confira!
O ABS é um material mais resistente que o PLA, e é também muito utilizado em manufatura aditiva no processo FDM. Com ele é possível produzir peças que exigem resistência à temperatura de até 98º. Diferente do PLA, o ABS é um material que aceita maior temperatura sob carga.
Características
01 – Leve e de fácil modelagem – O ABS é um termoplástico, de baixa rigidez e possui baixa densidade;
02 – Resistente – Boa resistência ao impacto, tração e abrasão. ABS apresenta certa resistência ao calor e às baixas temperaturas;
03 – Aspecto Visual – O ABS pode ser metalizado e altamente pigmentado (com cores vívidas e saturadas, que variam do transparente ao opaco;
04 – Reciclável – O ABS tem uma grande capacidade de ser reciclado inúmeras vezes. A reciclagem evita que o produto seja descartado de forma incorreta, evitando assim, maiores danos a natureza.
Preparo para impressão
Limpar a mesa e preparar com a superfície correta;
OBS: Nós recomendamos para impressão de ABS usar cola na mesa de impressão, usar mesa aquecida e câmara fechada.
Nivelar a mesa;
OBS: Recomendamos limpar o bico quando trocar o material para evitar entupimento.
Abra, cuidadosamente, a embalagem e remova o carretel;
OBS: Nós recomendamos armazenar o filamento dentro da embalagem para evitar a absorção de umidade, assim garantindo a qualidade e propriedade mecânicas do impresso. Carregue o filamento na impressora;
Após utilizar o filamento retorne-o para a embalagem caso não volte a utiliza-lo em curto período;
Aplicações
- Linha automotiva;
- Ferramental;
- Componentes personalizados;
- Peça de uso final.
Quando NÃO usar o filamento ABS?
Peças que ficarão expostas ao sol;
O material ABS NÃO tem proteção contra raios UV. Logo o ABS não é indicado para ficar exposto ao sol, ao não ser que o componente sofra cobertura de resina ou tratamento superficial com essa finalidade.
Peças de grandes dimensões;
O ABS sofre contração dimensional durante e após impressão. Dessa forma não é indicada a impressão de peças grandes em ABS, a não ser que a impressora utilizada possua câmara ativamente aquecida e controlada para ajudar a diminuir as contrações dimensionais. Recomendamos substituir por PLA ou PETG para essas aplicações quando sua impressora não possui o recurso acima citado.
Peças resistente à temperatura;
O ABS tem uma boa resistência à temperatura, comparado com PETG e PLA. Começando a ceder em 90°C. Para aplicações que exigem temperaturas mais elevadas, indicamos o uso do NYLON ou Policarbonato, que aguenta entre 100°C e 140°C, em teste de deflexão térmica (HDT).
Quais os desafios?
Contração – O ABS sofre uma alta contração dimensional quando a troca e temperatura de forma rápida.
Umidade – Apesar de ser um material que acumula pouca umidade, ainda sim precisa ter uma atenção. Esse aspecto pode ter uma influência negativa na hora da Impressão.
Trinca e Empenamento – A trinca aparece nas camadas intermediárias da peça e o empenamento na primeira camada. É possível eliminar isso com câmara aquecida ativamente ou reduzir esse efeito com câmara fechada.