O que é filamento PLA (ácido poliláctico)?
Série: Conhecendo os Materiais – PLA – ácido Poliláctico
O filamento PLA para impressora 3D é, junto com o ABS, um material bastante usado nessa tecnologia. Muitos usuários iniciantes de impressão 3D escolhem o PLA como primeiro material. O PLA é um poliéster termoplástico biodegradável feito com ácido lático que tem a origem natural e de fontes renováveis, como mandioca, amido de milho, beterraba ou cana-de-açúcar. Ou seja, é compostável e reciclável e não possui nenhum tipo de resíduo tóxico.
Linha de produtos PLA
Características do PLA
01 – Fácil impressão;
02 – Boa aderência na mesa de impressão;
03 – Baixíssima contração;
04 – Elevada dureza superficial;
05 – Alta qualidade visual na impressão
06 – Peças com brilho
07 – Ótima adesão entre camadas.
Preparo para impressão
Limpar a mesa e preparar com a superfície correta;
OBS: Nós recomendamos para impressão de PLA usar vidro com cola.
Nivelar a mesa;
OBS: Recomendamos limpar o bico quando trocar o material para evitar entupimento.
Abra, cuidadosamente, a embalagem e remova o carretel;
OBS: Nós recomendamos armazenar o filamento dentro da embalagem para evitar a absorção de umidade, assim garantindo a qualidade e propriedade mecânicas do impresso. Carregue o filamento na impressora;
Após utilizar o filamento retorne-o para a embalagem caso não volte a utilizá-lo em curto período;
Aplicações
O PLA é muito bem empregado em peças grandes, bem diferente do ABS. Quanto maior for a peça, maior será a possibilidade do ABS descolar camada, quando trabalhado em máquinas que não tem câmara controlada. Outra aplicação do PLA são peças que não precisaram de acabamento posterior. Se você vai imprimir uma peça sem a intenção de dar um acabamento e o PLA atende aos requisitos desejados, use-o. Ele gera uma ótima qualidade superficial, brilho e nível de detalhes.
Uma das aplicações mais utilizadas do PLA é a produção de protótipos e pequenas séries. Nesse caso, a precisão dimensional pode ser muito importante, o que se consegue com sucesso com PLA.
Quando NÃO usar o filamento PLA?
Peças que ficarão expostas ao sol;
O material PLA não tem uma boa resistência térmica. Se ele ficar exposto ao sol por um certo tempo pode começar a amolecer e perder o controle dimensional. Esse amolecimento da peça pode começar a acontecer a partir de 50°C.
Peças que sofrerão impacto
Esse material tem uma característica bem interessante: ele tem alta resistência a carga estática, mas baixa resistência à tração. Ou seja, se você imprimir uma peça, como um gancho, que sustentará uma carga, com o PLA você conseguirá sustentar uma carga mais elevada, mas quando atingir o limite ela vai romper de uma vez.
Quais os desafios?
Temperatura – Com altas temperaturas o material começa a perder a viscosidade ideal para a impressão e com a temperatura mais baixa a aderência das camadas podem ficar prejudicadas.
Dica: Para garantir a temperatura correta recomendamos que antes da impressão do objeto seja feito uma torre de temperatura.
Umidade – Apesar de ser um material que acumula pouca umidade, ainda sim precisa ter uma atenção. Esse aspecto pode ter uma influência negativa na hora da impressão
Retração – Outro desafio que encontramos com o PLA é a retração, que pode ser influenciada pela umidade. Mas a retração incorreta fará com que o material vaze pelo bico extrusor e deixe resquícios na impressão
Parâmetros
Conclusão
Nós da Materializa iremos produzir uma série de conhecimento sobre os materiais para melhor ajudar você. Pois, na aplicação indústrial, as maiores exigências demandam cuidado e responsabilidade nas escolhas. É fato que não necessariamente a combinação da melhor máquina, do melhor material, do melhor software ou do melhor processo será a melhor solução para seu problema. Mas estamos aqui para lhe ajudar com as melhores soluções.