PEEK (Polyether ether ketone) é um polímero termoplástico orgânico incolor da família PAEK usado para aplicações de engenharia. O PEEK é um termoplástico semi-cristalino com excelentes propriedades de resistência mecânica e química que são retidas em altas temperaturas. As condições de processamento usadas para moldar PEEK podem influenciar a cristalinidade e, portanto, as propriedades mecânicas.
O módulo de Young (E) do PEEK é de 3,6 GPa e sua resistência à tração de 90 a 100 MPa. O PEEK tem uma temperatura de transição vítrea em torno de 143 ° C (289 ° F) e fundi em torno de 343 ° C (662 ° F). Algumas classes têm uma temperatura operacional útil de até 250 ° C (482 ° F). A condutividade térmica aumenta quase linearmente com a temperatura entre a temperatura ambiente e a temperatura de fusão. É altamente resistente à degradação térmica, bem como ao ataque por ambientes orgânicos e aquosos. É atacado por halogênios e fortes ácidos de Bronsted e Lewis, além de alguns compostos halogenados e hidrocarbonetos alifáticos em altas temperaturas. É solúvel em ácido sulfúrico concentrado à temperatura ambiente, embora a dissolução possa demorar muito tempo, a menos que o polímero esteja em uma forma com uma alta relação área-superfície / volume, como um pó fino ou filme fino. Possui alta resistência à biodegradação.
Limpar a mesa e preparar com a superfície correta;
Recomendamos para impressão de PEEK usar cola na mesa de impressão, o preparo da mesa consiste em passar uma camada de cola, colocar na mesa e aquecê-la, retirar passar escova de aço para criar ranhuras e repetir o processo 3x. Para a impressão usar mesa aquecida e câmara ativa.
Nivelar a mesa;
OBS: Recomendamos limpar o bico quando trocar o material para evitar entupimento.
Purgar o material;
OBS: Recomendamos limpar o bico quando houver troca de material para evitar o entupimento. Também deve fazer a limpeza com temperatura acima da utilizada na última impressão, a fim de garantir uma melhor limpeza do bico.
Por conta de sua robustez e excelentes propriedades, o PEEK é usado para fabricar itens em aplicações exigentes na indústria aeroespacial, automotiva e medica. Mancais, peças de pistões, bombas, placa de válvulas para compressoras, isolamento de caos entre outros. Trata-se de um dos poucos termoplásticos compatíveis com aplicações em ambiente de alto vácuo.
O PEEK é considerado um biomaterial avançado usado em implantes médicos. Por exemplo, uso conjugado com imagens criadas por ressonância magnética e reposição parcial óssea em cirurgias neurológicas (Cranio).
O PEEK fundi há uma temperatura elevada quando comparado a outros polímeros termoplásticos. O método mais comum de processá-lo é através da injeção de plásticos. Usinagem também muito comum, no entanto, considerando o preço também elevado do material, a usinagem fica com desvantagem do desperdício. Ainda é bastante recente a impressão 3D do PEEK, mas já cresce em muitas empresas, dada a flexibilidade do processo, evitando desperdício e permitindo a manufatura de peças sob medida para cada aplicação.
A Intamsys Co. fabrica impressoras 3D para esse tipo de aplicação e suas máquinas são distribuídas pela Materializa no Brasil.
O PEEK é um polímero que se presta a diversas aplicações diferentes e em diferentes situações pode ser usado para substituir metais. Nessa substituição o PEEK traz a redução de peso e eficiência no uso de combustíveis. No entanto, dado os preços atuais do PEEK, apesar de tecnicamente viável, algumas aplicações são antieconômicas.
A impressão faz o contraponto para o alto investimento necessário a um molde de injeção ou ao desperdício de material da usinagem, quando os volumes de produção são adequados à impressão 3D. Além disso, o PEEK é quimicamente inerte e bio compatível, com diversas aplicações validadas no campo da medicina.
Nós da Materializa iremos produzir uma série de conhecimento sobre os materiais para melhor ajudar você. Pois, na aplicação indústrial, as maiores exigências demandam cuidado e responsabilidade nas escolhas. É fato que não necessariamente a combinação da melhor máquina, do melhor material, do melhor software ou do melhor processo será a melhor solução para seu problema. Mas estamos aqui para lhe ajudar com as melhores soluções.